Início / Professor

Professor

Leandro Moraes iniciou sua carreira como baixista profissional no cenário musical de Curitiba em 1984. Desde então, dedica-se também ao estudo da música em sua essência, trabalhos especiais na área e ao ensino de contrabaixo: uma história voltada à educação e a musicalidade.

Em sua formação, estudou com Glauco Solter, Jonas Cella e Paulinho Branco. Participou também de oficinas, encontros e workshops com grandes nomes da música como Thiago do Espírito Santo, Arthur Maia, Adriano Giffone e Oscar Stagnaro, diretor da Berklee College of Music (EUA) e ganhador de 4 Prêmios Grammy.

Como músico, acompanhou diversas bandas no cenário curitibano e nacional. Dentre elas, as bandas Sras & Srs, Disco Divas, Toque de Imaginação, Tiaveya, Blues Dogs, Snow White, Led Zeppelin Cover, The Jammers, Bloco W Brazil, Denorex 80, entre outras participações especiais tocando estilos como Rock, Reggae, Metal, Disco, Funk, Blues, Jazz, Samba, Pop, Mpb e Ska. Tal variedade de estilos lhe proporcionou um vasto conhecimento prático.

Como suas influências musicais vão do jazz até o metal, sempre estudou baixistas de renome como Jaco Pastorius, Abrahan Laboriel, Flea, Louis Johnson, Vail Johnson, Robert Trujillo, Arthur Maia, Rocco Prestia, Stanley Clarke, Marcus Miller, Stuart Hamm, Thiago do Espírito Santo,Victor Wooten, entre muitos outros.

Ao longo dos anos, realizou 23 workshops em Curitiba, Irati e Ponta Grossa, sempre demonstrando seus conhecimentos, muitas vezes ao lado de grandes expoentes da música brasileira e internacional. Em 2009, participou do 1° Encontro de Baixistas de Curitiba, quando demonstrou sua técnica de “slap” juntamente com feras do instrumento nacional.

Há mais de 20 anos dá aulas de contrabaixo para alunos das mais diversas faixas etárias, estilos musicais e crenças religiosas. Como professor, optou estudar a fundo o que é “ensinar música“. Para tanto, tem se dedicado à arte de instruir, o que lhe proporcionou um método totalmente didático e eficiente.

À frente da Instituição Aulabass de Contrabaixo, ingressou no curso de Pedagogia visando aprimorar seus conhecimentos, ideias e fundamentações dentro da prática com a qual já trabalhava. Isso fez com que elevasse ainda mais o nível de suas técnicas de ensino, o que pode ser comprovado pelos inúmeros depoimentos dos alunos.